"O Templário" e vários órgãos de comunicação social nacionais noticiam :
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Nas autoestradas nacionais o tráfego caiu, em média, no primeiro trimestre de 2012, cerca de 14 por cento face ao mesmo período do ano anterior Em média, o tráfego nas autoestradas nacionais caiu, no primeiro trimestre de 2012, cerca de 14% face ao mesmo período do ano anterior. Na A13 (antigo IC3), desde janeiro a março deste ano, a quebra no tráfego varia entre 25 e 30 por cento nos três troços: Atalaia, Asseiceira e Santa Cita. O relatório do Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (INIR) pode ser consultado aqui: http://www.inir.pt/portal/LinkClick.aspx?fileticket=YJ84cs8WBMw%3d&tabid=142&mid=546&language=pt-PT Tráfego em queda Utentes duvidam da rentabilidade da cobrança de portagens nas antigas SCUT http://www.publico.pt/Local/utentes-duvidam-da-rentabilidade-da-cobranca-de-portagens-nas-antigas-scut-1549903 Via do Infante perdeu mais de 56 por cento do tráfego em 2012 http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=561595&tm=6&layout=121&visual=49 Ou seja, desde que as SCUTs passaram a ser portajadas, e tomando apenas os exemplos da A23 e da A22(Via do Infante - Algarve), constatam-se brutais diminuições de tráfego : menos 40% na A23 menos 57% na A22 Assim sendo, as receitas diminuiram drásticamente. Só que, por via das famigeradas PPP (Parcerias Público-Privadas), os lucros ou proveitos das concessionárias (leia-se BRISA/Grupo Mello, Mota/Engil, e outros da mesma estirpe) não diminuíram UM cêntimo. Estamos então perante um prodígio da boa gestão neo-liberal : Os Portugueses (particulares e empresas) ou a maior parte deles - devido à introdução de portagens, ao aumento dos impostos, ao aumento dos combustíveis, ao aumento geral do custo de vida, à acentuada diminuição nominal ou indirecta dos salários reais, viram-se forçados a fugir destas duas vias (e de outras). Compulsivamente, viram-se obrigados a "poupar". Mas será que a poupança é REAL ? Ou será uma mentira, uma fraude ? Eu digo : É falso! É uma fraude! Porquê ? Porque foram obrigados a deixar de utilizar uma infra-estrutura que proporcionava ganhos de tempo, de eficiência, de consumo de combustível e de outros consumíveis, de manutenção das viaturas, de diminuição de emissão de gases poluentes, de salvaguarda ambiental para cidades, vilas e aldeias, etc.,etc. Que contribuia para a tão propalada e necessária melhoria da COMPETITIVIDADE da nossa economia. Mas, mesmo sem as USAR, com todo o cortejo de prejuízos atrás descrito, continuam, ESCANDALOSAMENTE, VERGONHOSAMENTE, a pagá-las. O ESTADO, através do actual governo e dos anteriores, garantiu aos TUBARÕES das concessionárias o pagamento garantido de um número "mínimo" de passagens que lhes assegurasse rentabilidades entre 15 e 20%. Chegando ao desplante de taxar a "curva da Atalaia" com 5 cêntimos. Assim, utilizemos ou não, TEMOS DE AS PAGAR! O que quer dizer que os cidadãos e as empresas estão a ser duplamente espoliados : NÃO USAM ! NÃO USUFRUEM DAS VANTAGENS ! Não pagam nas portagens... MAS PAGAM NA MESMA ! Só que através dos IMPOSTOS pagos, via ORÇAMENTO DO ESTADO. Os amigalhaços das concessionárias têm a receita e o lucro garantido e, dado o muito menor volume de tráfego, engordado por diminuição dos custos de manutenção e outros. E depois ainda somos bombardeados e obrigados a ouvir diáriamente as patranhas sobre as extraordinárias "virtudes" dos mercados e do assumir riscos, blá, blá, blá... Que a necessária melhoria da competitividade da economia passa antes pela baixa de salários dos que já ganham menos... Até tapam os ouvidos quando sociais-democratas como Couto dos Santos (que fez questão de sublinhar essa sua posição ideológica), ex-ministro de Cavaco Silva, vem dizer que os salários que deviam ser cortados eram "os do meio para cima". CAMBADA DE FdP! É o que me apetece gritar ! VL |
Experimente duches frios ou choques eléctricos!
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