domingo, 28 de outubro de 2012

RELVAS - resumo brasileiro da "VISÃO"


                                                                                                               101


Ou a vida TRANSPARENTE do sr. ministro-ANEDOTA...



Um jornalista brasileiro leu a reportagem da revista "VISÃO"sobre Miguel Relvas, publicada em 2011 e resumiu-a da seguinte forma :





O REI ESTÁ NU

FotoRELVAS, O BEM AMADO
Por Jorge Oliveira, de Portugal

Os portugueses não estão levando a sério as medidas de austeridade anunciadas pelo governo para tirar o país da crise econômica. É que existem duas coisas que desanimam os patrícios: a máquina paquidermiana na economia do estado e o envolvimento da cúpula do novo governo com negociatas no Brasil. Com o título de “O Bem-Amado”, matéria assinada pelo jornalista Miguel Carvalho, a revista Visão, uma das mais conceituadas, mostra as relações perigosas do ministro-adjunto e de Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas, com políticos no Brasil. Ela dedica seis páginas aos negócios nebulosos entre os dois partidos: PSD, do ministro, e dirigentes de partidos diversos no Brasil. Mostra, inclusive, a grande influência de José Dirceu nos negócios portugueses no Brasil (mídia) e na África.

O ex-deputado Miguel Relvas, ex-secretário geral do PSD, chegou ao poder em maio deste ano com ascensão de Passos Coelho, seu amigo, a Primeiro Ministro de Portugal. Coelho é oriundo da empresa Fomentinvest, de onde foi administrador executivo, com negócios com o BNDES através do Banco Espírito Santo. Relvas, seu companheiro, começou suas visitas ao Brasil a partir de 2006, segundo a revista. Mas os negócios prosperaram a partir de 2009, quando ele se dedicou exclusivamente à gestão e consultoria na Kapaconsult, Finertec e na Alert, a multinacional portuguesa de software clínico.

Graças a influencia de Miguel Relvas no Brasil, a Alert está presente hoje em dezenas de hospitais, institutos, clínicas e unidades de saúde, sobretudo em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. No Rio, Miguel Relvas é figurinha carimbada. Lá, recebeu o título de cidadão honorário em 2008.

A matéria de Miguel Carvalho não revela negócios ilícitos, mas mostra claramente que a cúpula do PSD chegou ao poder com a ajuda brasileira, inclusive com a assessoria do marqueteiro André Gustavo Vieira, que, para se aproximar dos políticos de Brasília, segundo ele mesmo confessa, convidou Delúbio Soares para padrinho do seu casamento, quando o caput do PT detinha o poder dentro do partido.

A reportagem cita também os amigos influentes de Miguel Relvas no Brasil: Cesar e Rodrigo Maia (pai e filho); Jorge e Paulo Bornhausen (pai e filho); Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo; senador Aécio Neves; Fernando Bezerra (ministro da Integração); Paulo Elísio (presidente da Câmara Portuguesa do Comércio e Indústria do Rio de Janeiro); José Dirceu, deputado cassado; e Agostinho Branquinho, português, dono do jornal Brasil Econômico, que tem em Evanise Santos, mulher de Dirceu, sua diretora de marketing. Todos esses personagens, tendo à frente o Kassab, estão envolvidos direto e indiretamente na criação do PSD brasileiro, na verdade, um filhote do partido de Portugal, hoje no poder.

De todos os petistas, o homem dos negócios ainda é José Dirceu, que vem com frequência a Portugal. Na sua última viagem foi recebido por João Serra, dono da (falida) construtora Abrantina e sócio do escritório de advogados Lima, Serra, Fernandes e Associados. Outro que o acompanhou por Lisboa foi Antonio Lamego, advogado, amigo do general João de Matos, ex-chefe do Estado-Maior do Exército angolano.

Em Lisboa, Dirceu ficou hospedado, segundo a revista, no Pestana Palace, andou de Jaguar preto, jantou no Vela Latina, bebeu Pera Manca e disse querer investir em Angola: “Meu interesse é infraestrutura: rodovias, telefones, telecomunicações”, falou como gente grande o ex-ministro de Lula, que a revista chama de “Chefe de Quadrilha”. É para Angola que os aloprados petistas se dirigem ciceroneados por Dirceu, porque lá eles falam a língua dos negócios: o português.

Diz ainda a revista que Miguel Relvas está cada dia mais próximo dos petistas. Em julho, dia 21, foi recebido em audiência pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, levado pelo amigo Fernando Bezerra, o ministro da Integração, a quem prestigiou indo a Recife para o casamento do filho dele. Agora, dia 17, ele estará de volta ao Rio, participando dos 100 anos da Câmara Portuguesa do Comércio e Indústria, onde certamente encontrará Dilma Rousseff, convidada para o evento.

Agora deixamos um link para a dita reportagem, mas com muito melhor qualidade gráfica e por isso bem mais legível :

http://www.senado.gov.br/senadores/senador/alvarodi/blog/plugin.pdf

Depois de lerem, digam se o resumo não está bem feito...


VL


 


Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião só o responsabiliza a si, mesmo que dada com recurso ao anonimato.
Por essa razão, nenhum comentário será censurado. Todos serão publicados, sem excepção. Por mais insultuosos e repugnantes que possam ser, em relação a quem a quem quer que seja.
Só os seus autores sairão emporcalhados.
O julgamento e a sentença moral e cívica caberá aos leitores, exclusivamente.