quinta-feira, 17 de maio de 2012

REBELO não resistiu - devido às suas incoerências, ao seu narcisismo, ao optar sempre por estar colado ao PODER...

                                                                                                                   22



Políticamente, ideológicamente (e apenas destes pontos de vista), António REBELO foi quase tudo na vida.

Em cada fase da sua vida e da vida do País teve sempre um ÍDOLO e sempre, mas mesmo sempre, ligado ao PODER instituído.
Alguns foram passageiros, designadamente os sucessivos líderes do PS.
Mas um outro, o primeiro, foi para toda a vida.

Nos últimos anos, exaltou Sócrates, declarou-lhe apoio público no seu TaD, chegando até a suspender os escritos durante a campanha eleitoral de 2009.

A partir da célebre entrevista ao "estadista", no programa que chegou a ter ao sábado de manhã na Rádio Hertz, entrou em estado de deslumbramento e fez dele o novo ÍDOLO.
Enterrou Sócrates e tranformou-se no procurador-mor e paladino do RELVISMO e do neo-liberalismo.

Iniciou uma cruzada ideológica em defesa da destruição de tudo o que lhe cheirasse a "estado social" e a conquistas civilizacionais que chegaram a Portugal com mais de três décadas de atraso.
Escamoteando a sua própria condição de privilegiado, como se demonstrou num "inocente" post/desabafo sobre as generosas pensões de reforma que lhe entravam mensalmente na conta bancária.

Defendeu Relvas, o seu governo e todas as suas políticas anti-sociais com unhas e dentes, até ao ridículo.
Endeusou Merkel e "os mercados" (leia-se grandes especuladores financeiros internacionais).

Preocupou-se (e bem) com problemas referentes ao Património Histórico de Tomar, de que são exemplos o alambor do Castelo e a "limpeza" da Janela do Capítulo.

Falou muito da má gestão na Câmara de Tomar, mas quase sempre numa perspectiva de se apresentar como "o melhor, o único" , com ideias, com um plano e projectos exequíveis para tirar o concelho da falência e do marasmo.

Mas, que se saiba, não há ninguém que conheça "uma linha" desse caudilhista projecto/programa. Que, a existir e a ser tão miraculoso, adquiriu estatuto de importantíssimo segredo de Estado. Rebelices da "Odete das Farturas"... 

Em 2009, apesar de se apresentar como o guru-mor da gestão autárquica, como "o salvador", não foi acolhido por qualquer das forças políticas a que se foi oferecer ou insinuar - PS, IpT e TPL, pelo menos. Ele só aceitava ser candidato a Presidente e só aceitava exercer esse cargo e nunca quis perceber que ninguém o queria, fosse para que cargo fosse.

Entretanto, passava frequentes atestados de imbecilidade e estupidez a todos os Tomarenses. Escarnecia arrogantemente os seus concidadãos.

No seu blogue, CENSURAVA (não publicava os comentários de todos os que lhe faziam frente). Usava métodos dos velhos coronéis que pontificavam na Comissão de Censura Prévia do "Botas". Respondia, violentamente, a comentários que não tinha publicado, privando os leitores da sua análise independente às opiniões do censurado e do senhor do "lápis azul". Vergonhoso, indigno de um "doutourão" que enche a boca com democracia.

Acusava todos os Portugueses ( que são 10 MILHÕES) de terem vivido acima das suas possibilidades.

Contudo, não dizia uma palavra sobre os escândalos do BPN, do BPP, da Operação Furacão, Operação Face Oculta e outras, sobre os vencimentos obscenos de gestores públicos, privados, público-privados, sobre os tachos e tachadas de dezenas de milhares de "boys e girls" acolitados a todos os níveis do aparelho de Estado, sobre um tal Catroga que co-negociou com a TROIKA a mais severa AUSTERIDADE para a generalidade dos Portugueses e um chorudo ordenado de 45.000,00 euros/mês, para funções não executivas, acumulado a pensões de reforma de 12.000,00 euros/mês.

Não disse uma palavra sobre a "ascensão meteórica" do ídolo RELVAS no "mundo dos negócios", só e apenas a partir de 2005, depois de ter sido secretário de Estado do ministro Isaltino Morais, conforme se pode comprovar documentalmente através da consulta pública e livre à sua biografia oficial no site da Assembleia da República.

Ocultou e tentou branquear, despudoradamente, as enormíssimas responsabilidades POLÍTICAS pessoais do "estadista" e seus séquitos no declínio e descalabro da nossa terra. Atacou "peões" para defender o Rei e a Raínha (Paiva). 

Não fez um comentário sobre a pensão de reforma de PAIVA que, aos 49 anos, saudável, capaz de trabalhar, ficou com 3.000,00 euros/mês.

No fundo, simulou ignorar uma equação fundamental da economia política que diz ter estudado - o PIB (total da riqueza do país) e a sua distribuição ou apropriação estratificada.

Manipulou números e estatísticas. Conscientemente, vergonhosamente.

Quando podia socorrer-se da informação estratificada do Portal PORDATA, onde, em variadíssimos items se pode constatar que uma minoria pode abocanhar, e abocanha, a maioria da riqueza produzida.

Pela minha parte, decidi, hà vários meses, deixá-lo a falar sózinho. No seu "areópago" que, em jeito fundamentalista, se transformou na VOZ DO DONO (Relvas) e numa caixa de ressonância das teses dos mais radicais neo-liberais.

Transformou o seu TaD numa TRINCHEIRA de ataque aos poucos frequentadores que não lhe diziam "Ámen", designadamente o "Cantoneiro da Borda da Estrada" e o "Leão da Estrela".

Assim, no momento em que alguém ousou enfrentá-lo e dar-lhe um combate sem tréguas no plano ideológico e político, no momento em que viu que a sua última canina fidelidade não lhe assegurava o "seu desígnio de vida" - ser o Presidente - a sua falta de arcaboiço veio ao de cima e, desolado e sem esperança, "deitou a toalha ao chão".

É o corolário lógico e expectável.

Como todos os invertebrados políticos, vem agora confessar a sua desilusão, a sua derrota pessoal, no plano político e ideológico. O seu desencanto, o seu "não valeu a pena".

Mas, mesmo no "estertor" político, não abandona a declaração/apelo patético sobre a sua disponibilidade para ser "O Presidente".
E não o faz por dinheiro.
Fá-lo por vaidade, penacho, fome de holofotes e de poder.

Mas, digo eu, pode esperar sentado. A "vaga de fundo" é a sua última miragem.

Agora, promete apenas mandar umas "bocas", de vez em quando. Será assim ?
É que, ainda há pouco tempo, tinha feito anúncio semelhante, embora em tom menos dramático, e, dias depois voltava à "cruzada".

Seja como vier a ser, uma coisa é certa : Está inexorávelmente COMBALIDO E DEBILITADO !

Arrasta-se, penosamente...


VL

17 comentários:

  1. DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

    Senhor Virgílio,

    O seu artigo, tentando dilacerar o Dr. Rebelo, é um incompreensível suicídio e uma injustiça atroz. O senhor decidiu acabar com a "vida"?! E eu que tinha tanta esperança em si! Mas não o dou por perdido.

    Em primeiro lugar devo esclarecê-lo que, cá o Cantoneiro..., nunca se sentiu ofendido pelo Dr. Rebelo, não me ofendo na controvérsia política. Fica sempre pela política. Se for a analisar bem, reconheço que nem sempre fui inteiramente correto com ele, talvez levado por uma costeleta de radicalismo de que nunca me curarei e por me ter custado vê-lo tomar outro "partido" (eu adoro esta costeleta); não tanto pelo que a ele dizia respeito, mas pelas consequências que teria no seu magnífico blogue. O Tomar a Dianteira, quer queiramos ou não, foi um grande acontecimento na vida social e política autárquica tomarenses. O seu lamentável artigo atesta-o. Se eu vivesse em Tomar, tinha-me oferecido para o secretariar - menos nos textos respeitantes a Miguel Relvas.

    Em segundo lugar, mesmo que tenha de lamentar o "partido" que tomou por Miguel Relvas, é um direito intelectual e de cidadania que temos de respeitar, por muito que nos custe. O Dr. Rebelo tem tido um singular mérito, como alguém importante na cidade me disse um dia: "O Rebelo é o único que em Tomar tem coragem de escrever... e assinar por baixo". Nesse aspeto não tem nada a ver com o aldrabão político Miguel Relvas, com o qual o senhor Virgílio esteve de acordo no derrube de J. Sócrates, sabendo da natureza política do governo que iria para S. Bento. Afinal, no que concerne à política mais geral da pátria, o senhor esteve, objetiva e conscientemente, na mesma barricada dos merceeiros Belmiro e Soares dos Santos, e, paradoxo dos paradoxos, de Miguel Relvas e...(veja só!) do Dr. Rebelo!!!. Está a ver as voltas que a política dá e as voltas que a política às vezes nos faz dar? É também por isso que sou um apaixonado pela política. Errou, Sr. Virgílio, errou ao escrever este post! O Dr. Rebelo é estimado e apreciado pelos tomarenses, mesmo por aqueles que não concordam com ele - exceto o senhor.

    Em terceiro lugar, o Dr. Rebelo tem toda a legitimidade democrática para definir táticas e estratégias, as que muito bem entender, para alcançar apoios e condições para (se for esse o caso) alcançar um objetivo político, ainda mais pelo facto de nunca ter escondido as suas preferências. Pelo contrário: delas deu conhecimento. De tal modo que passei a criticá-lo. Neste aspeto o Dr. Rebelo foi um livro aberto, escancarado.

    Olhe que há manhosos que se escondem cá com uma pinta!.. E só tarde se revelam... Nem imagina o medo que eu tenho desses pintas no poder!!!!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Não tenho pretensões a veterinário e sabe-se que os animais não raciocinam! Senão diria que o sr. Virgilio ,além de grosseiro fanatismo tem tiques maníaco-depressivos.
    Seria um capataz de Estaline e ,na Polónia nazi era o energúmeno que abria a torneira do gaz!
    O que resolveu vomitar sobre o sr.Rebelo revela a sua pequenez mental.

    ResponderEliminar
  3. Caro Cantoneiro da Borda da Estrada,

    O seu post está publicado, como qualquer outro, porque, independentemente do meu juízo de valor, respeito a liberdade de expressão e consciência de cada um.

    Apenas lhe quero assegurar e esclarecer o seguinte :

    1ª - Pelo que escreve no antepenúltimo parágrafo do seu comentário, tenho a certeza que está a confundir-me com alguém. Eu não sou quem está a pensar que sou. Nunca fui aliado objectivo ou subjectivo de Relvas, Belmiros, Santos ou quejandos. Na operação de "assassinato" político de Sócrates ou em qualquer outra. Não tenho a sua devota posição em relação a Sócrates, é verdade. Mas tento e tentei sempre apreciá-lo com a independência possível - no que fez de muito bom, de bom e de menos bom ou até mau.

    2º - Sou um assumido indivíduo de esquerda, sem coleira, como já lhe disse. O meu combate político e ideológico nunca foi, não é, nem será, contra o cidadão Rebelo. É contra o submisso camaleão político Rebelo. E isso nada tem a ver com a legitimidade de Rebelo ser ou querer o que muito bem entender. Eu não discuto pessoas. Só discuto ideias e políticas, sobretudo em função das suas implicações ou consequências sociais, económicas, culturais, civilizacionais, etc.

    3º - Na minha opinião e de muitos, mas mesmo muitos cidadãos tomarenses, sobretudo da cidade (que é onde ele é conhecido), está completamente enganado quando afirma que " O Dr. Rebelo é estimado e apreciado pelos tomarenses, mesmo por aqueles que não concordam com ele - exceto o senhor."
    Julgo que essa sua opinião só pode decorrer da sua longa ausência de Tomar.
    Só não lhe digo aqui qual a "vox populi" sobre o político Rebelo porque, aí sim, o combate político podia confundir-se com o ataque pessoal. E isso não faço.

    4º - Está, juntamente com quem lho disse, muito enganado quando afirma que ""O Rebelo é o único que em Tomar tem coragem de escrever... e assinar por baixo". Não só porque outros o fazem e fizeram, mas também porque outros tiveram a coragem mais difícil : dizer-lhes o que pensavam, cara a cara, olhos nos olhos. Quantas vezes correndo o risco real e efectivo de ser alvos de vingança e represálias pessoais e profissionais. Coisa bem diferente, apesar de tudo, de escrever e publicar na blogosfera. Hoje, infelizmente, nada mais lhe posso adiantar. Pelas mesmas razões que não assino como devia assinar. Mas, quando puder e se tiver oportunidade, terei muito gosto em elucidá-lo pessoalmente.


    De resto, subscrevo, na íntegra, o último parágrafo do seu comentário.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Sr. Tó, desculpe Anónimo das 17.04,

    É natural que se sinta incomodado. Bate-lhe nos "machinhos", não é ?
    Temos pena. Mas não se canse mais.
    Vá limpando os "escarros" e os "vómitos"...
    E treinando os disfarces de estilo, porque desta vez não engana ninguém.

    ResponderEliminar
  5. Que esperto sr.Alves!

    Mas também muito mentiroso.

    Toda a gente conhece a sua infeliz existência,passado político,morada,família que o tem de gramar,e por aí fora.

    Frustrados como vossemecê não incomodam se não olharmos embora o cheiro revele a sua triste presença.Mas é só ter cuidado para não emporcalhar as botas.

    ResponderEliminar
  6. Então por aqui!

    E com a habitual táctica das patranhas...

    Nunca mais aprendes velho asno.

    E que saudades dos tempos gloriosos de funcionário revisionista.

    Gajos como tu metem nojo.

    Comuna aldrabão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolota?
      ************************************************************************************************************************************************************************************************************************

      Eliminar
  7. Li alguns textos do sr.Rebelo e outros seus.
    A conclusão parece-me óbvia: você está a anos luz do homem que permanentemente calunia. Porquê?
    Despeito?Complexo? Ódio?Frustraçáo?
    Acho que nem você sabe.
    E deve ficar irritadíssimo por o tal Sr.Rebelo lhe dar a importância que você merece.
    Lamento sr.Lopes ou sr.Alves(tanto faz).

    ResponderEliminar
  8. Antes de mais, boa noite/dia, consoante.

    Vamos lá a colocar os pontos nos i's, venho por este meio e, em virtude de o mesmo a mim me parecer deveras necessário, esclarecer uma situação que se tem vindo a arrastar.

    Não por vontade própria o farei, mas pela necessidade imperiosa de não mais ver reflectido no meu nome, artigos e/ou outros textos NÃO ESCRITOS pela minha pessoa.

    É com profundo desagrado, lamento e, pior ainda, aborrecimento que, venho então aqui colocar à vossa disposição, nomeadamente daqueles que insistem em atribuir o meu nome a quem não de Direito.

    É meu nome, Virgilio M. A. Alves, cidadão Português nascido no 1.º de Março de 1990 nesta cidade de Tomar na qual habito.

    Podem ler o que escrevo nos seguintes endereços:
    http://thomar-vrbe.blogs.sapo.pt
    http://tomar-sentido.blogs.sapo.pt
    http://orbi-et-nationis.blogs.sapo.pt

    Et alter...

    E, caso subsistam dúvidas, queiram consultar os seguintes endereços:
    https://www.facebook.com/virgilio.alves (Facebook)
    https://plus.google.com/100767209437444950718/posts (Google +)

    Espero que, de uma vez por todas, esta vergonhosa brincadeira (para não ter que lhe chamar Palhaçada) com anónimos e nomes chegue ao seu terminus.

    Sem mais assuntos, Virgilio Miguel Almeida Alves

    ResponderEliminar
  9. Sr. Virgílio Alves,

    Estando grato pelo seu esclarecimento, não quero deixar de sublinhar que nunca quis passar por quem não sou e que, por mais de uma vez, em resposta a "anónimos" comentadores, disse ser Virgílio Lopes e não Alves.
    Assim sendo, e como compreenderá, nada tenho a ver com a utilização abusiva do seu nome.
    Cumprimentos.

    VL (como sempre assinei os meus postes)

    ResponderEliminar
  10. Nem de propósito sr Lopes/Alves.
    Muito conveniente. E logo nascido em 1990. Que sorte!

    Realmente Lopes e Alves são nomes raros em Portugal.

    E este novo Alves também viverá por feliz coincidência nessa cidade na N.M.???

    Brincalhão... Cobardolas.

    ResponderEliminar
  11. Por mim, não gastarei "mais água, nem sabão"...
    Entretenha-se...

    ResponderEliminar
  12. Pois é Alves/Lopes cobardolas!

    Contra factos...

    ResponderEliminar
  13. N.M.? Mas o anónimo das 00h49 de 22 de Maio, sofre de algum grau de deficiência mental?

    Vão ter que me perdoar, mas isto ultrapassa todos os limites, esse mesmo anónimo está a passar das marcas e, arrisco a dizer que deveria ser internado, só não o recomendo ao H. Júlio de Matos porque, até ver, a estupidez ainda não é considerada deficiência mental, adiante, "cobardolas" é o senhor anónimo que não se identifica, mas digo-lhe mais, a sua sorte é não se identificar, porque se eu soubesse quem o Sr. é, garanto-lhe que já o tinha denunciado, EM PESSOA E AO VIVO, à cidade e à frente de todos, para depois se ver, não atrás de um monitor como o senhor faz, quem é covarde ou não.

    Porque quem está a brincar aqui é vossa mercê, e saiba que eu não tenho tempo nem disposição para jogos de Quem-é-quem, muito menos aqui, muito menos com gente que eu desconheço.

    E tem alguma coisa contra 1990?
    Ou contra a minha pessoa?
    Se sim, seja HOMEM ou MULHER, identifique-se e pergunte directamente.

    Infelizmente o que não é raro , pelo menos aqui pela região, é existirem ratos escondidos nas tocas do anonimato!

    É muito bonito vir para a internet disfarçado de anónimo falar das pessoas que não tem nada que ver com a discussão que você procura, não é?

    É muito bonito não ter mais nada que fazer, senão falar mal dos outros pelas costas em jeito de alcoviteira, não é?

    Já agora, seguiu esses links ao menos, só para atestar que a sua estupidez está realmente enganada? Acaso se lembrou disso? Não, a falta de cérebro produz nas pessoas uma vontade incontrolável de se estupidificar mais e insistir na estupidez acumulada que já têm.

    Mas fique descansado, em breve redijo nota explicativa, com Cartão de Cidadão a atestar, em PDF para que todos possam ler, e ver o ridículo a que algumas pessoas chegam, como é o seu caso.

    Até lá, olhe aproveite para despejar mais entulho, que deve ser a única coisa que sabe fazer na vida: Matéria Excrementícia (para não usar outro termo pior), passe bem.

    ResponderEliminar
  14. Sr. Virgílio Alves,

    Por ponderosas razões de salubridade pública, este blogue está dotado de um "pipeline" que reencaminha estes comentários/bosta para o aterro sanitário inter-municipal.
    Além disso : as tais vozes não chegam ao céu.
    Só merecem o mais olímpico desprezo.

    Virgílio Lopes

    ResponderEliminar

A sua opinião só o responsabiliza a si, mesmo que dada com recurso ao anonimato.
Por essa razão, nenhum comentário será censurado. Todos serão publicados, sem excepção. Por mais insultuosos e repugnantes que possam ser, em relação a quem a quem quer que seja.
Só os seus autores sairão emporcalhados.
O julgamento e a sentença moral e cívica caberá aos leitores, exclusivamente.