terça-feira, 12 de junho de 2012

HAJA VERGONHA !!!

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"O Templário" e vários órgãos de comunicação social nacionais noticiam :








A23 perde quase 40 por cento de tráfego
(© Jornal O Templário, em 12-06-2012 15:53, por Jornal O Templário)


Nas autoestradas nacionais o tráfego caiu, em média, no primeiro trimestre de 2012, cerca de 14 por cento face ao mesmo período do ano anterior

Os dados constam de um relatório do Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (INIR). Na A23, entre Torres Novas e Guarda, a quebra de tráfego entre os primeiros trimestres de 2011 e 2012 foi de 39,8 por cento.
Em média, o tráfego nas autoestradas nacionais caiu, no primeiro trimestre de 2012, cerca de 14% face ao mesmo período do ano anterior.
Na A13 (antigo IC3), desde janeiro a março deste ano, a quebra no tráfego varia entre 25 e 30 por cento nos três troços: Atalaia, Asseiceira e Santa Cita.
O relatório do Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (INIR) pode ser consultado aqui:
http://www.inir.pt/portal/LinkClick.aspx?fileticket=YJ84cs8WBMw%3d&tabid=142&mid=546&language=pt-PT
Tráfego em queda
Utentes duvidam da rentabilidade da cobrança de portagens nas antigas SCUT http://www.publico.pt/Local/utentes-duvidam-da-rentabilidade-da-cobranca-de-portagens-nas-antigas-scut-1549903
Via do Infante perdeu mais de 56 por cento do tráfego em 2012
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=561595&tm=6&layout=121&visual=49


Ou seja, desde que as SCUTs passaram a ser portajadas, e tomando apenas os exemplos da A23 e da A22(Via do Infante - Algarve), constatam-se brutais diminuições de tráfego :

menos 40% na A23

menos 57% na A22

Assim sendo, as receitas diminuiram drásticamente.

Só que, por via das famigeradas PPP (Parcerias Público-Privadas), os lucros ou proveitos das concessionárias (leia-se BRISA/Grupo Mello, Mota/Engil, e outros da mesma estirpe) não diminuíram UM cêntimo.

Estamos então perante um prodígio da boa gestão neo-liberal :

Os Portugueses (particulares e empresas) ou a maior parte deles - devido à introdução de portagens, ao aumento dos impostos, ao aumento dos combustíveis, ao aumento geral do custo de vida, à acentuada diminuição nominal ou indirecta dos salários reais, viram-se forçados a fugir destas duas vias (e de outras). Compulsivamente, viram-se obrigados a "poupar".

Mas será que a poupança é REAL ? Ou será uma mentira, uma fraude ?

Eu digo : É falso! É uma fraude!

Porquê ?

Porque foram obrigados a deixar de utilizar uma infra-estrutura que proporcionava ganhos de tempo, de eficiência, de consumo de combustível e de outros consumíveis, de manutenção das viaturas, de diminuição de emissão de gases poluentes, de salvaguarda ambiental para cidades, vilas e aldeias, etc.,etc.

Que contribuia para a tão propalada e necessária melhoria da COMPETITIVIDADE da nossa economia.

Mas, mesmo sem as USAR, com todo o cortejo de prejuízos atrás descrito, continuam, ESCANDALOSAMENTE, VERGONHOSAMENTE, a pagá-las.

O ESTADO, através do actual governo e dos anteriores, garantiu aos TUBARÕES das concessionárias o pagamento garantido de um número "mínimo" de passagens que lhes assegurasse rentabilidades entre 15 e 20%.

Chegando ao desplante de taxar a "curva da Atalaia" com 5 cêntimos.

Assim, utilizemos ou não, TEMOS DE AS PAGAR!

O que quer dizer que os cidadãos e as empresas estão a ser duplamente espoliados :

NÃO USAM ! 
NÃO USUFRUEM DAS VANTAGENS !
Não pagam nas portagens...

MAS PAGAM NA MESMA !

Só que através dos IMPOSTOS pagos, via ORÇAMENTO DO ESTADO.

Os amigalhaços das concessionárias têm a receita e o lucro garantido e, dado o muito menor volume de tráfego, engordado por diminuição dos custos de manutenção e outros.

E depois ainda somos bombardeados e obrigados a ouvir diáriamente as patranhas sobre as extraordinárias "virtudes" dos mercados e do assumir riscos, blá, blá, blá...

Que a necessária melhoria da competitividade da economia passa antes pela baixa de salários dos que já ganham menos...

Até tapam os ouvidos quando sociais-democratas como Couto dos Santos (que fez questão de sublinhar essa sua posição ideológica), ex-ministro de Cavaco Silva, vem dizer que os salários que deviam ser cortados eram "os do meio para cima".

CAMBADA DE FdP!

É o que me apetece gritar !


VL

1 comentário:

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