domingo, 24 de junho de 2012

RELVAS E O DESENVOLVIMENTO - de TOMAR e de Lisboa...

                                                                                                                                                           41





Estive ontem a ouvir, atentamente, as declarações do "chanceler" na Convenção Autárquica do PSD de Lisboa.

Deixo-vos aqui um pequeno excerto, o maior que consegui nos sites das televisões nacionais :

http://www.tvi24.iol.pt/videos/pesquisa/miguel+relvas/video/13653888/1


Ainda antes de me pronunciar sobre a "discurseta", quero suscitar algumas questões de detalhe que terão a importância que cada um lhe quiser dar. Na minha opinião, são relevantes.

Porquê ?

O "chanceler" tem-se afirmado, repetidamente, como simples militante de base do PSD (já que não integra qualquer um dos órgãos dirigentes nacionais, distritais ou locais do PSD) e como coordenador político do governo.

Assim sendo, pergunto :

Tratando-se de uma convenção partidária, o "chanceler" deveria ser identificado na placa colocada na mesa, à sua frente, com o seu nome e a sua qualidade de militante de base ? 
Se sim, como julgo seria ajustado e lógico, não é isso que vemos. Na dita placa, está o símbolo do PSD, o nome do "chanceler" e a qualidade de ministro adjunto e dos assuntos parlamentares.

Será que isto não é abuso, promiscuidade e confusão entre funções partidárias e funções de Estado ? 

Por outro lado, se é militante de base , como pode aparecer como alto dirigente na função de definir objectivos e orientações eleitorais partidárias para o distrito da capital e sobretudo para Lisboa ?

E chegamos à "dircurseta" do polémico "chanceler", sobretudo no que se refere à gestão da Câmara de Lisboa...

E não é que o "figurão" desatou a desancar na gestão municipal de António Costa, designadamente sobre questões de estratégia e desenvolvimento da cidade e do concelho de Lisboa !?...

Estava a ouvi-lo e a pensar : Será que este fulano não se enxerga, não tem o mínimo de "pudor e vergonha" que o impeçam de ver a desgraça a que o seu poder, a sua influência, as suas estratégias, as suas políticas, a sua escolha de "peões", conduziram este nosso concelho (que não o dele) ?

Como pode ir tão longe a "desvergonha" de auto-ignorar as suas maiores responsabilidades políticas no definhamento e na tragédia económica, social e demográfica do nosso concelho, brutalmente acentuadas nos seus 15 anos de poder como "senhor todo poderoso, como verdadeiro cacique".

Alguém pode ignorar o destacadíssimo e ímpar papel de Relvas como presidente da Assembleia Municipal, através da sua influência e do seu voto, algumas vezes "de qualidade" para desempatar votações, no descalabro do concelho e na situação de pré-falência da nossa Câmara ?

Alguém pode ignorar, entre outras, as seguintes malfeitorias ?

# Dívida do Município a rondar os 40 milhões de euros.

# Desperdício de mais de 10 milhões de euros na destruição do Estádio Municipal, na construção de um novo Pavilhão Gimnodesportivo sem condições e num parque de estacionamento anfíbio.

# Descaracterização geral do Mouchão Parque, construção de um chocante passadiço de peões, implantação de um quiosque de mau gosto e votado ao abandono, com gastos de dezenas de milhares de euros.

# Descaracterização da Praça da República, com gastos (só em lages de pedra) superiores a 150.000 euros.

# Alienação de quase todos os espaços de estacionamento da cidade (durante 20 anos) à Bragaparques em troca da construção de um polémico parque de estacionamento nas traseiras do edifício da Câmara através de um contrato que, por não acautelar devidamente os interesses do Município e dos municípes (com responsabilidades técnicas, cíveis e/ou criminais ainda por apurar, apesar do obstinado presidente da Câmara, à época, ser engenheiro civil e até professor de futuros), se
transformou numa despesa com custas judiciais, advogados "amigos" do "chanceler e arbitragem superiores a 1 milhão de euros, numa dívida já paga de 750.000 euros relativas ao muro de suporte da arriba superior do parque e numa dívida de 6,5 milhões de euros + juros a pagar, a título final, à Bragaparques. Como não têem dinheiro para "mandar cantar um cego", como a AM não aprovou a sua inclusão nas contas do Munícipio, o actual presidente, "peão" Carrão", decidiu pagar mensalmente 100.000 euros por conta dos juros, só dos juros.
Tudo com o beneplácito do militante de base (rsrsrs) Miguel Relvas...

# Construção de uma nova ponte no Flecheiro, contrariando a opção racional "Padrão", apenas para fazer a vontade à obstinação do "peão-mor" António Paiva, gastando mais 2,5 milhões de euros e tendo como resultado o já previsível - passarem lá "meia dúzia" de carros por hora e continuação do estrangulamento na Praceta Alves Redol (vulgo Rotunda) e arruamentos que para ela confluem.

# Construção, destruição e reconstrução, nova destruição, nova reconstrução da Fonte Cibernética na dita Rotunda, esbanjando mais de 1 milhão de euros .

Construção (inacabada) do elefante negro da Levada, no valor de mais uns milhões de euros , quando já não tinham dinheiro para chamar o cego para cantar.

# Assistência passiva ao desmoronamento das principais empresas e da economia do concelho.

# Não atracção e fixação de qualquer empresa relevante nos parques empresariais do concelho, ou fora deles, criadora de riqueza, de emprego e de receitas fiscais ou outras para o Município.

# Incapacidade total para, em 15 anos , ser capaz de promover a revisão do PDM e, também por essa via, evitar o agravamento dos problemas demográficos, económicos e sociais do concelho.

Em contrapartida foram, sucessiva e premeditadamente, adiadas obras acções prioritárias como :

- Requalificação do mercado municipal que acabaria por ser encerrado, de forma humilhante, pela ASAE.

- Requalificação da zona do Flecheiro, incluindo solução para o bairro de etnia cigana.

- Solução para o Bairro 1º de Maio.

- Melhoria significativa da iluminação pública nas freguesias não urbanas e em bairros periféricos da cidade.

- Infraestruturação e pavimentação de bairros periféricos da cidade, de que é exemplo gritante o que se passa há muitos anos no bairro de Palhavã.

- Desmaterialização de grande parte dos processos administrativos dos vários departamentos da Câmara, a par de maior descentralização de atribuições para as Juntas de Freguesia, visando o combate à burocracia, ao compadrio e à corrupção.

Etc.,etc, etc.

A fachada impôs-se à necessidade.


Bem podia continuar a listar as "barbaridades" da gestão Relvas e de seus "peões"...
Ficava aqui mais umas horas.
Só que seria um abuso da paciência dos leitores.

Mas fica aqui um breve retrato do grande "gestor autárquico" Relvas.

Os Tomarenses devem perguntar-se :

O que é que de bom devem a este senhor, enquanto deputado, enquanto secretário de Estado, enquanto ministro, enquanto cidadão que "usou" Tomar como trampolim político, enquanto presidente da Assembleia Municipal durante os últimos 15 anos ?

Lembram-se de mais alguma coisa que não seja ter transformado "meia dúzia" de Kms do IC3 em auto-estrada portajada, com uma curva (da Atalaia) taxada com 5 cêntimos ?

Portanto,

NÃO olhem para o que ele diz...

OLHEM para o que ele FEZ E FAZ !

E, PARA AZAR DE TODOS OS PORTUGUESES, temos o governo do País entregue a GENTE "desta"...

Como ontem denunciou Helena Roseta (descendente da conhecida família tomarense "dos Salemas").

E eu só me interrogo sobre as razões (para além das conhecidas "solidariedades" do avental) pelas quais as OPOSIÇÕES não desmascarem este "EMBUSTE" no Parlamento e na comunicação social.



Será que não conhecem estas "CÓLIDADES" autárquicas do verdadeiro 1º Ministro ?

VL

1 comentário:

  1. Chegado de férias vejo que as mediocridades da terrinha estão na mesma. o Virgilix arranjou um bode expiatório como culpado dos anónimos que não conhece (deve ser só este vosso criado).Sabe-se que tem mais heterónimos que o Pessoa(aquela da Casa Pia foi de grande bom gosto ).
    Pronto grande plumitivo: mobilize o pagode para fingir que isto está animado.
    Senão ninguém comenta as suas asneirolas.

    ResponderEliminar

A sua opinião só o responsabiliza a si, mesmo que dada com recurso ao anonimato.
Por essa razão, nenhum comentário será censurado. Todos serão publicados, sem excepção. Por mais insultuosos e repugnantes que possam ser, em relação a quem a quem quer que seja.
Só os seus autores sairão emporcalhados.
O julgamento e a sentença moral e cívica caberá aos leitores, exclusivamente.